quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Ortopedia do CHUC? em Celas com instalações de “terceiro mundo”



Uma sala "indigna e sem condições, a cheirar a mofo, com humidade e bolor, sem aquecimento e correntes de ar". É desta forma que Cristina Costa descreve o Bloco de Ortopedia, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), onde se deslocou com o filho, de 16 anos, para uma consulta da especialidade. 

Cristina deixou expressa a sua indignação, escrevendo no livro de reclamações e apresentando queixa aos funcionários, que diz terem de trabalhar "com casacos polares e mesmo assim estavam com frio".

"Perante tanta indignidade lembrei-me de fazer um direto e publicar fotos no Facebook", descreve ao CM. A publicação foi rapidamente difundida e partilhada.
«Vamos Partilhar este pesadelo...
A sala do Terror na sala de pensos e gesso do hospital. CHUC - CELAS COIMBRA Bloco B+ C consulta externa Ortopedia.
Senhora "Ministra da Saúde"
Estou há uma hora aqui nesta espelunca com meu filho para tirar pontos ?... A senhora colocaria aqui seus filhos!?
Bom, o meu filho é Asmático... Eu estou horrorizada, fria, agoniada... Estou na sala da morte... Plena de germes e bactérias... Não acredito nisto... Nunca pensei que chegasse a tal degradação em algo tão importante como o sistema de saúde.
Isto é o pior dos meus pesadelos, uma sala de pensos... CHUC - CELAS COIMBRA Bloco B+ C consulta externa Ortopedia.
O melhor do nosso Sistema de saúde público???
Já vi morgues com melhor Aspecto.
Estou em choque ?
Irritada... Passada... Indignada. Sinto-me mal aqui dentro.
Raios o que faz essa ministra da Saúde... Srª "Ministra da Saúde" Marta Alexandra Fartura Braga Temido de Almeida Simões que fazem ao tanto que pagamos para ter o mínimo de dignidade num atendimento!? Srª Ministra vi seu currículo, será ele verdadeiro!?
"*Doutorada em Saúde Internacional, pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa, mestre em Gestão e Economia da Saúde, pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, e licenciada em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
*Possui especialização em Administração Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa.
Foi sub-diretora do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa. Foi presidente do conselho diretivo da Administração Central do Sistema de Saúde, I.P., presidente não executiva do conselho de administração do Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa e membro do conselho de administração de vários hospitais do Serviço Nacional de Saúde. Exerceu funções de administradora hospitalar ao longo de vários anos.
*Foi assistente convidada do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa e da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra. Foi presidente da direção da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares.
É autora e co-autora de publicações científicas no âmbito da saúde.
Ministra da Saúde do XXI Governo Constitucional, desde 15 outubro de 2018."
Será que é verdade tudo isto!?
Não me parece, a senhora anda a dormir?!
Não vê o estado nojento de nosso serviço de saúde público... É degradante para os utentes tal situação, será que não merecemos respeito e ser atendidos dignamente?! Horrível isto.
Valeu a simpatia de quem lá trabalha apesar de tudo... Rostos tristes, envergonhados... Deu uma dor vê-los cheios de frio com pólos polares vestidos... Eles não tinham argumentos para me dar respostas.
Mas dou-lhe os parabéns, aos enfermeiros e médicos, por terem a capacidade de se sujeitar a trabalhar em a tais condições .
ESTÁ NA HORA DE RESPEITAREM OS UTENTES... NÃO OS TRATEM INDIGNAMENTE!

Sem comentários: